O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Canções da Memória (GRANDE ATUALIZAÇÃO - 30/01/2023)

Iniciado por RaonyFM, 11/01/2018 às 01:45

Spoiler
Citação de: Master I online 17/10/2018 às 23:35
Olá amigo maker, eu trouxe pra ti uma review completa da sua demo. Entenda que as minhas críticas são construtivas com o único intuito de ajuda-lo, de maneira alguma não se sinta ofendido, mas é que o seu projeto promete muito e acredito que com isso ele se tornará melhor.

Como tem aquela pergunta se quer a noticia ruim ou a boa primeiro eu vou começar pela ruim rs.

Eu não li o post logo de cara, geralmente eu costumo a jogar direto pra ter aquela primeira impressão do jogo, pois muitos dos seus jogadores pode pegar esse jogo de qualquer lugar sem ler o post (deu pra entender?), então vamos a lista.

> A primeira coisa que estranhei foi uma pergunta se eu queria pular a tela de título, eu estranhei porque ninguém nunca me perguntou isso, eu cliquei em não aí apareceu o logotipo da Celiana, o nome da Enterbrain, o logo do rpg vx ace, o nome do seu estúdio e aí veio a tela de título, como veio tanta coisa foi aí que eu entendi a pergunta, como sou um maker um tanto experiente deu pra passar batido, mas se for um usuário mais novato é um tanto confuso, aconselho que faça apenas duas apresentações, uma com o nome da engine [rpg maker vx ace] e abaixo bem pequeno o logo tipo de Enterbrain, como você quer fazer uma homenagem para Celianna, deixa ela bem pequenininha lá embaixo no rodapé, pois o nome dela grande no começo da entender que o jogo foi feito pela Celianna [foi isso que eu entendi rs], aí mostra seu logotipo e bam a tela de inicio, não vejo necessidade de ter uma pergunta se é pra ir direto na tela de título [decisões difficiles de tomar no começo kk]

> Uma coisa que incomodou foi o tamanho da fonte, tanto na tela inicial quanto a do jogo, ela está muito pequena, fica difícil ler, aumenta essa fonte homem, existe uns ceguetas na vida que tem 6 graus de miopia e dar preguiça de ler em letras tão pequenas, pior quando se joga com sono, elas encolhem e misturam tudo na cabeça.

> A seta está desalinha, sim eu reparo nos detalhes, desde a tela do título até o menu ela está ligeiramente para baixo, e sinceramente não curti muito essa seta não, um dedo apontando [ estilo final fantasy] ou uma pena acredito seria melhor, mas isso é gosto, você pode acatar ela ou não, mas que tá torta está torta.

> Eu não entendi porque eu tive que colocar o meu nome no personagem e depois ficam me chamando de Meriathan, e o esquisito é no menu o personagem está com o nome que coloquei, muito confuso isso. Outro problema é que eu sofro de transtorno de personalidade, verdade, eu sinceramente não sei quem eu sou, tipo o Lotan que é meu amigo ele parece que é mais jovem do que eu, tem uma relação psicológica de hierarquia, parece que eu mando nele, mas seu olhar o database de atributos o Lotan é muito mais forte do que eu, blz, esssa dá pra passar, mas tipo, tem cenas que eu falo como um mago de 100 anos de idade, e parece que aquela mulher Swaen, acho que é isso, me trata como um menino de 14 anos, sinceramente, fiquei confuso, se eu sou mais velho que o Lotan, meu database deveria ser um pouco mais elevado do que o dele. Da pra entender que diferenças entre classe como guerreiro e mago o atk e def serão um pouco maior que o meu, mas o hp ser quase o dobro que o meu, aí já complica. Resolvendo essa questão do nome já tá de bom tamanho, a questão da incoerência tb, pois nos diálogos parece que sou mais forte e experiente que o Lotan, no database é outra coisa.

> Seu mapeamento está bom, mas seus mapas interiores estão meio que mortos. Nada se mexe, não tem um barulho se quer [exceto o mapa do bar], as tochas ficam paradas, os inimigos parados, as luzes paradas, tudo parado. E os mapas do lado de fora, como as florestas, já são cheio de vida, em um determinado excesso ao meu ver. Para dar uma melhorada faz o seguinte, tem uma lagartixa que fica perambulando no chão logo depois que saio da minha casa, recorta ela e coloca naquela caverna onde tem os fanaticos, faz sentido em uma caverna ter uma lagartixa andando na parede. Nesse mesmo mapa, usa as tochas em char e coloca uma movimentação no fogo, e sei que há por aí scripts de iluminação avançada onde a luz da uma mexida também. E a cereja no bolo é por uma fog de uma nevoa bem fraquinha que aumenta e diminuí, vc vai ver que aquela caverna vai ficar com uma cara nova. Procura fazer isso também em outras áreas de interior, pois elas também estão sem movimento algum, falando nisso, na caverna coloca um texto do tipo "não há nada aqui" quando apertamos a barra de espaço nas pedras e potes vazios, isso aumenta da um up no jogo.

> Agora vamos tocar um assunto delicado que pode até resultar a expulsão de mim, rs. O sistema de batalha, sinceramente eu não gostei, tipo, você já chegou em casa em uma quinta feira pergunta pra mãe o que tem pra comer e ela fala que tem a comida feita no domingo, tá ruim pra caramba né, você só come porque está com fome e ainda tem que tomar com água pra descer, pois é. Seu sistema de batalha está parecendo esse tipo de comida, só que sem água pra descer, se você quiser usar esse sistema de batalha do rpg maker 2000, recomendo de vc usar e abusar dos scripts do Mog hunter, como dar zoom ao selecionar o inimigo, ter os sons de dano, ataque e defesa que você pode pegar ripado nesse site aqui: https://www.sounds-resource.com/, e colocar aquela barra de turnos, pelo menos ajuda a engolir. Mas se você quiser cativar mesmo eu recomendo você trocar para o Schala Battle System do Moghunter https://atelierrgss.wordpress.com/rgss3-schala-battle-system/ eu acho que ele combina perfeitamente com o seu jogo, na verdade seria um crime contra a humanidade não utilizar esse sistema de batalha, ele é leve, e um hibrido entre abs e sbs, de verdade, seu jogo daria um x-treme up com esse sistema, coloca ele na sua demo e vê a diferença que irá ficar. Caso não goste desse sistema de batalha, um SBS seria melhor do que você está utilizando. Como sistema de batalha é algo pessoal do autor do jogo a escolha é claro é sua, mas quando você terminar o jogo eu vou pedir uma versão exclusiva com o Schala Battle System para mim ;) kkkkk.

> Falando ainda das batalhas, no começo elas são muito dificeis, imagina só meu amigo, eu sou um zé ruela que nunca ouviu falar de rpg maker na vida, baixo o jogo do site, sem ler post e nem nada porque um amigo meu me recomendou, e no primeiro mapa que consigo andar já tem 6 cara palida pra enfiar o cacete, só que não sei atacar, esquivar, usar magia, ver uma barra de hp, enfim, aí da game over, jogo de novo, game over, nisso você já perdeu o jogador, só consegui passar dos maleditos na terceira vez. No seu primeiro mapa, recomendo deixar no máximo 2 inimigos, mas para tutorial do que para batalhar em si, lá na frente onde tem as gárgulas, pode deixar aquela quantidade de inimigo que está bom.

> Os inimigos no começo do jogo estão meio apaticos, ele são humanos e estão protegendo o culto, antes de iniciar a batalha coloque uma frase do tipo "aqui é um lugar proibido, morram". A e coloca eles para andar, ficar parado é meio que chato, uns parados e  outros andando em uma rota ficaria mais realista.

> As transições do mapa estão rápida demais. Vou explicar. Quando o eu/Meridithan e o Lotan está trocando umas ideias do nada a tela pisca e já controlo o personagem, percebi isso que quando estava lá na caverna um dos sacerdotes das trevas pediu para poupar a vida dele, do nada a tela fica escura e ele some da minha frente, a velocidade está muito rápida, coloca a transição de escuro para o claro com um intervalo de 2 segundos vai diminuir essa sensação.

> As cenes eu achei meio pobre, usando como exemplo a cena do sacerdotes que pede para que lhe poupe a vida, o Lotan fica atrás de mim e fica um dialogo atrás do outro. Seria interessante o Lotan ficar do meu lado de frente para o sacerdote, quando o sacerdote nos visse ele dava um passo para trás, o Lotan iria atacar ele dando um pulo para frente e eu/Meridhian [não tenho nome definido sniff sniff] correria para ficar entre o Lotan e o Sacerdote, fazendo isso você verá que as cenas ficariam muito legais. Outro exemplo é quando aquele mago das trevas está lendo o livro. Quando ele grita a frase "Nunca mais" e os sacerdotes repetem "nunca mais" fazem os chars pularem mostrando um balão de animação e uma SE de aplausos. Sei que é trabalhoso, mas do jeito que tá ao meu ver está muito ruim as cenas onde fica um dialogo atras do outro sem uma pausa para contextualizar.

> há incongruências na fala com a vida real, por exemplo, a minha "mãe" do Meriadithian/eu [não sei quem eu sou buabuabua] disse para eu sair do vilarejo com cuidado para não levantar suspeita, e quando saio da minha casa para minha surpresa, tcharan, eu moro sozinho no penhasco, não há vila alguma, cara eu caí na risada, ou eu li errado pq tava com sono ou minha vila é formada por mim + os coelhos + lagartixas e borboletas, os pobres animaizinhos não podem saber que eu os abanonei. Outra incongruência é que eu entro na caverna e já saio no penhasco, oxi, que magia é essa? kkk, faz um mapinha de uma caverna com a subida até o penhasco ou então uma estradinha mesmo até lá.

> Falar que o menu padrão do RPG Maker está tirando a personalidade do seu jogo, nada contra ele, mas se você pegar o Menu do MogHunter, e gastar uma semana mudando as letras, as cores, e os ícones e pedir para um script colocar a Quest lá dentro ficaria muito melhor, mudar o menu de save daria um up melhor. Pense nisso.

> Na face dos seus personagens tem um quadrado que tem umas curvas que entram na cara dos personagens, é um detalhe meio que chato, acho que ficaria melhor sem esse detalhe dentro da cara deles, deixando só as bordas de contorno.

> Não sei se eu disse, aumenta a fonte, aumenta a fonte, aumenta a fonte. kkkkk

A noticia boa do seu jogo meu amigo é que ele está bem acima da média da maioria dos jogos de rpg maker, a música, os mapas estão bem harmônicos, os diálogos no meu ponto de vista estão bem congruentes com os personagens e são bons de ler [ tirando o fato da fonte está pequena], seu jogo tem potencial meu amigo de se tornar um dos poucos jogos consagrados para entrar no hall dos clássicos, traduzindo ele para o inglês e fazendo as melhorias que ti apontei, daqui a 10 anos, muitos maker vão jogar seu jogo como exemplo de jogo bem feito.

Se você ficou com preguiça de ler tudo eu resumo para você aqui, quando acabar o projeto, manda ele aberto para mim que eu aumento a fonte dele e coloco o Schala Batlle nele kkkkkkkkk.

Abraços Irmão, estou aqui para ajudar.
[close]

Rapaz, que textão (rsrs)! Eu havia considerado responder tópico por tópico, mas resolvi dar uma resposta geral. Como a última versão da demo já não representa mais o jogo tal como ele se encontra no seu momento atual de desenvolvimento, certas considerações feitas por você já não fazem mais sentido, se bem que tenham sido acertadas (como por exemplo a questão da iluminação que já está sendo refeita, uma vez que todos os mapas criados até então estão passando por um redesign). As faces estão sendo feitas do zero e agora serão originais, as bordas das mesmas também foram substituídas; os mapas, como mencionei acima estão passando por uma grande revisão e aperfeiçoamento, além de uma série de problemas menores presentes na demo que estão sendo corrigidos.
   Ah, sim, sobre a coisa de sair do vilarejo com cuidado, na verdade ela não diz isso. O diálogo é claro: Sawen orienta Mariathan para que ele vá até o vilarejo (aqui já fica definido que ele não está no tal vilarejo) e que ele deve ser discreto com relação ao que ele vai fazer lá, isto é, para não contar a qualquer um o motivo pelo qual ele está visitando o vilarejo (investigar lá a parada no estábulo).
   Enfim, acho que é isso, se eu lembrar de algo importante que deixei de mencionar edito a resposta... rs... obrigado por ter jogado e por ter dado seu feedback, é sempre bom quando venho aqui e tem alguém fazendo uma crítica detalhada e bem construída. Mais uma vez, obrigado! o/
"A arte é o que resiste: ela resiste à morte, à servidão, à infâmia, à vergonha." (Gilles Deleuze)

Caríssimos,

Estive fazendo a implementação das faces originais de duas das personagens principais do game. Abaixo, vocês podem conferir as imagens:

Mariathan:

Spoiler
[close]

Léthera:

Spoiler
[close]

"A arte é o que resiste: ela resiste à morte, à servidão, à infâmia, à vergonha." (Gilles Deleuze)

As faces ficaram bem legais. Agora o Mariathan não parece mais tão velho rs

Citação de: Camus online 19/10/2018 às 11:02
As faces ficaram bem legais. Agora o Mariathan não parece mais tão velho rs

Sim... hahahaha... a vantagem de você ter controle do design das personagens é que você pode trabalhar esse tipo de detalhe sem depender da boa vontade de editores externos...

Caríssimos,

Desta vez venho mostrar-lhes um fragmento da cosmogonia (ou cosmogênese) que ainda estou construindo para o universo de Canções. As referências que utilizo vão desde Heráclito até certos elementos da termodinâmica, além de uma certa apropriação do cosmicismo lovecraftiano (o "universo" é indiferente, neutro, amoral e inconsciente). Pretendo ainda desenvolver melhor como os deuses se encaixariam numa visão cosmológica não-mística ou espiritualista, mas posso adiantar que eles não serão de natureza distinta ou superior às formas de vida do mundo material, mas apenas formas de vida mais antigas e primordiais que possuem seus próprios interesses e desejos.

"A ordem é um mero acidente, um capricho da natureza, pois como a espuma dos mares que se faz à medida que se desfaz, assim é o ser. O alicerce de Orbius* é a desagregação e a ruína. Os passos da natureza acompanham a eterna dança do vir-a-ser, sendo o caos a música universal. Caosmo ou Rio da Criação são nomes para aquilo que é a origem e o fim de todos os nomes e de todas as coisas que os nomes nomeiam. O Caosmo é a linha que costura o tecido da desordem e da contingência, avançando sem trégua ou descanso, pois aquilo que jamais teve um começo não pode ter um fim. Acaba-se o que se começa, e o que não se começa não se pode terminar – eis a sabedoria. Ele expande-se de forma cega e desgovernada, embora não aumente ou diminua seu tamanho, posto que o deslimite é a sua única medida. Sua razão é a total ausência de razão; seu sentido, a total ausência de sentido. Tal como o fogo que queima, pois é de sua natureza queimar, o caosmo expande-se num círculo vicioso de criação e destruição - uma serpente que persegue e devora sua própria cauda."

* Na mitologia de Canções, Orbius é o nome que se dá ao plano material ou primário, no qual vivem os humanos, mas também as outras raças, tais como anões e elfos.

Véi.... véi, que conceito provocativo. Em se tratando da execução narrativa, da complexidade estrutural dos textos e falas, sinceramente não consigo pensar em outro projeto que esteja no mesmo patamar.

Todos aqui criamos diálogos, conflitos, até umas Intros em Wall Text e pá... mas nos falta esse diferencial... poético? Não sei bem a palavra, mas sei que, seja qual for, você tem domínio e isso é inspirador. Já pensou em escrever um livro?

==//==

Tá, agora chega de rasgação de seda u___u O meu, as Faces estão melhorando o/
Ainda falta aquela lapidada final, mas isso é bom, pois mostra que vc tá focando nos traços base antes de "perder tempo" aplicando a arte final num desenho que pode sofrer alterações em sua estrutura futuramente...

A Face antiga do Mariathan era bem singular, então preciso confessar que me apeguei a ela. Com esse novo visual, fico em dúvida quanto à sua idade - ele parece beeem mais jovem agora.
PS: os olhos dele me causam um certo desconforto... muito juntos e um pouco "esbugalhados". Sugiro um estudo rápido sobre a relação entre o olhar e o estado de espírito, personalidade, etc. Na Face atual, ele parece muito assustado com aquele olhar... não sei se vc queria transmitir essa sensação, pois sempre o vi como um personagem de certa forma, inabalável, calculista...

A Face da Léthera melhorou muito... só não gostei do fundo rosa em seu retrato - acredito que a transição de cor mais suave seja usar um tom semelhante ao tom da janela de mensagens pra preencher o fundo das Faces, ou pelo menos escurecer o tom do rosa, nem que seja só um pouco.

Spoiler
Citação de: Ciclope online 22/10/2018 às 01:59
Véi.... véi, que conceito provocativo. Em se tratando da execução narrativa, da complexidade estrutural dos textos e falas, sinceramente não consigo pensar em outro projeto que esteja no mesmo patamar.

Todos aqui criamos diálogos, conflitos, até umas Intros em Wall Text e pá... mas nos falta esse diferencial... poético? Não sei bem a palavra, mas sei que, seja qual for, você tem domínio e isso é inspirador. Já pensou em escrever um livro?

==//==

Tá, agora chega de rasgação de seda u___u O meu, as Faces estão melhorando o/
Ainda falta aquela lapidada final, mas isso é bom, pois mostra que vc tá focando nos traços base antes de "perder tempo" aplicando a arte final num desenho que pode sofrer alterações em sua estrutura futuramente...

A Face antiga do Mariathan era bem singular, então preciso confessar que me apeguei a ela. Com esse novo visual, fico em dúvida quanto à sua idade - ele parece beeem mais jovem agora.
PS: os olhos dele me causam um certo desconforto... muito juntos e um pouco "esbugalhados". Sugiro um estudo rápido sobre a relação entre o olhar e o estado de espírito, personalidade, etc. Na Face atual, ele parece muito assustado com aquele olhar... não sei se vc queria transmitir essa sensação, pois sempre o vi como um personagem de certa forma, inabalável, calculista...

A Face da Léthera melhorou muito... só não gostei do fundo rosa em seu retrato - acredito que a transição de cor mais suave seja usar um tom semelhante ao tom da janela de mensagens pra preencher o fundo das Faces, ou pelo menos escurecer o tom do rosa, nem que seja só um pouco.
[close]

Obrigado! Então, estou seguindo as suas dicas, o traço tem sido meu maior foco, de fato, e também não estou satisfeito com o Mariathan, ainda. Mas a ideia é que ele pareça mais jovem, de fato. Ele tem uns 25 anos, mais ou menos, e essa faixa etária estava na minha idealização dessa personagem. Confesso que os modelos em papel e grafite ficaram bem melhores, e às vezes eu ainda dou uma escorregada na hora de digitalizar. Por sorte, mês que vem terei uma mesa de digitalização, então, poderei deixar os traços mais naturais e orgânicos, com aquela espontaneidade e precisão de quando você tem o domínio total do traço. Sobre escrever um livro, bem, eu sou escritor, estou trabalhando em um livro de literatura há alguns anos, mas não é um livro de fantasia, mas um fluxo de consciência fortemente inspirado pela literatura americana. ^_^

Caríssimos,

Como vão? Venho trabalhando arduamente no design geral do meu projeto. Faces originais, rework do level design de todos os mapas... no momento, estou trabalhando num novo design para a HUD de batalha e, a principal novidade, não haverá mais aquelas malditas linhas pretas nas laterais. O game será em widescreen. Uma vez que estou mexendo em todos os mapas, decidi que seria uma ótima oportunidade para modificar algo que muito me irritava, que é a limitação do RM quanto ao tamanho e resolução da tela.

Spoiler
[close]

Eu gostei do conceito dessa e acho que está melhor que a antiga, mas sinceramente acredito que dá para melhorá-la apesar das limitações do maker.
Começando por esses elementos que estão em cima da face dos personagens. Isso fica um tanto feio na minha opinião, mesmo eu entendendo a ideia do mesmo.
Não rola diminuir as barrinhas de HP/MP e transformar a variável de TP em apenas números invés de barra.

Legal vê-lo se importar com esses detalhes. Show de bola, Raony. o/

Citação de: ~Vici online 31/10/2018 às 08:40
Eu gostei do conceito dessa e acho que está melhor que a antiga, mas sinceramente acredito que dá para melhorá-la apesar das limitações do maker.
Começando por esses elementos que estão em cima da face dos personagens. Isso fica um tanto feio na minha opinião, mesmo eu entendendo a ideia do mesmo.
Não rola diminuir as barrinhas de HP/MP e transformar a variável de TP em apenas números invés de barra.

Legal vê-lo se importar com esses detalhes. Show de bola, Raony. o/

Obrigado, Vici! Rapaz, sobre os elementos que ficam meio em cima das personagens, confesso que prefiro um design mais sujo, muito embora eu goste de estruturas mais limpas e minimalistas em outros jogos, acabo pendendo para esse lado mais "caótico" e... bem... "feio", talvez? Mas, de qualquer forma, ainda estou mexendo na HUD, ontem mesmo eu estive adicionando bordas nos fundos, para destacá-los melhor do resto da tela, e pretendo adicionar um ou outro detalhe, futuramente. Nada espalhafatoso.

Caríssimos! Bom dia, boa tarde e boa noite!

Venho trazer-lhes mais uma atualização do projeto. Como tenho focado no design, já estou deixando uma série de elementos estruturados para quando eu for de fato finalizá-los, e desta vez eu andei mexendo na tela de título. No momento, ela está assim (como podem ver, substituí o fundo que era uma imagem do RTP por uma imagem desenhada por mim), mas adianto que irei trabalhar mais nela e realizar outros alterações:

Spoiler
[close]

Bem melhor que a outra, ter menos detalhes ajuda a focar a atenção do jogador no que importa: a logo e as opções, mais estas que a primeira. Acredito que ainda dá pra mexer na fonte de ambos os elementos, mas já fez um belo avanço. o/

Citação de: Corvo online 08/11/2018 às 07:59
Bem melhor que a outra, ter menos detalhes ajuda a focar a atenção do jogador no que importa: a logo e as opções, mais estas que a primeira. Acredito que ainda dá pra mexer na fonte de ambos os elementos, mas já fez um belo avanço. o/

Você tem razão, esse era o objetivo: tirar o que era desnecessário e só atrapalhava. Como a base do desenho está pronta, sendo que só terei que finalizá-lo adequadamente no futuro, agora irei substituir a fonte das opções, de fato, essa fonte usada não está bacana e dá para ficar melhor.

Caríssimos,

Eis que finalmente cheguei a um resultado que julguei satisfatório. A versão anterior foi apenas um estudo/teste (principalmente porque ainda estava pegando o jeito com a mesa de desenho), mas a versão que apresento agora está melhor trabalhada, tanto no que concerne ao desenho da personagem, quanto ao design estrutural da tela. Procurei manter a identidade visual do projeto, dando destaque aos tons de marrom nas opções e logo e criando um contraste coerente entre o desenho brilhante e o escurecimento das bordas da tela, bem como o fundo.

Spoiler
[close]

Caríssimos,

Já faz algum tempo que não trago atualizações. Bem, ainda vai demorar para que eu tenha algo sólido para apresentar, há muito o que ser mudado e melhorado, ainda. Contudo, resolvi apresentar-lhes o mapa de Verlan, país no qual o game se passa. Outras localidades aparecem nesse mapa, mas dificilmente elas aparecerão no game. Enfim, sem mais delongas:

Spoiler
[close]