O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Dungeon For The Win

Iniciado por GDL, 14/10/2013 às 18:21

Citação de: Átilla online 25/10/2013 às 09:17
Então galera, to passando aqui pra avisar que comecei o meu projeto pro concurso.
Espero não ficar enrolado e conseguir terminar a tempo haha

Então, seria legal ter uma lista com todos os projetos enviados, quando o concurso acabar.

Opa, mais um participante? Beleza! Seja bem-vindo ao fórum, Átilla.

Bom, com o fim do concurso os membros estão permitidos a criar tópicos para divulgar os jogos deles. A gente só pede para esperarem até o começo da segunda etapa porque ela envolverá votação popular. A gente não pode impedir aqueles que passarem para segunda etapa a criar tópicos, mas a gente pede para eles tentarem deixar isso para depois só para manter a votação mais correta possível.

Viva a lenda!

Não sei se deixei claro, então, por via das dúvidas...
Confirmando minha participação, meu projeto esta indo bem, e com toda certeza vou termina-lo.

Novamente, parabéns pelo concurso, desculpem por encher o saco com perguntas (preciso ter certeza do que estou fazendo né? :P) e é só isso mesmo.

Boa Sorte aos outros participantes.

As perguntas foram ótima, LeonardoVX. É sempre bom fazer isso porque às vezes acontece essas falhas de comunicação e a gente pode resolver antes que seja tarde.

Viva a lenda!

Pequena dúvida, caso o jogo possua um sistema de batalha que utilize um mapa. Este mapa irá contar como um dos 8 ou não? (E não, não estou falando de ABS)
Clique nas imagens p/ visualizar as aulas

Citação de: K.A.O.S online 28/10/2013 às 13:37
Pequena dúvida, caso o jogo possua um sistema de batalha que utilize um mapa. Este mapa irá contar como um dos 8 ou não? (E não, não estou falando de ABS)
Sim, se existe jogabilidade,  seja ela de qualquer gênero, ele entra naquele limite de 8 mapas. Por exemplo: O GTBS usa um mapa só para as batalhas por padrão, por isso deve se escolher bem o sistema de batalha que vai usar. \o

Obrigado por esclarecer. Acho que terei que usar o sistema que estava bolando em um projeto diferente então.  :lol:

28/10/2013 às 17:32 #66 Última edição: 28/10/2013 às 17:43 por Cronus
Humm, tava checando novamente as regras no tópico e tudo mais depois de ler os posts me bateram umas dúvidas. Sei que já perguntaram a respeito de encriptar o projeto na hora de postá-lo no fim do concurso. Mas é possível que se mande o projeto desencriptado somente pra primeira avaliação, e na etapa de votação popular enviar uma versão encriptada do jogo?

Quanto aos pontos avaliados, o level design vai ser avaliado no quesito de Mapeamento ou Jogabilidade? Acho a questão meio confusa já que em Mapeamento temos o quesito "funcionalidade", mas é meio que uma combinação de qualidade do layout x qualidade da jogabilidade.

Por fim, só reparei que 1/3 do peso da nota base do projeto é totalmente baseada na narrativa da história. Acho isso um problema pelo simples fato de que possuír histórias bem cosntruidas e narrativas complexas não são características recorrentes em jogos com elementos de Dungeon Crawl na maioria dos casos, principalmente aqui onde o maior foco do concurso é desenvolver a exploração de cenário com puzzles e afins. Não quero dizer que isso não deveria ser avaliado até mesmo porque é um bom desafio, mas espero que não contem com que os projetos tenha histórias magníficas cheias de reviravoltas, mil personagens e 5min de diálogo cada vez que o protagonista resolve um puzzle.

EDIT: Esqueci de perguntar também a respeito do quesito "gráficos originais", rs. O que vai contar pontos nessa parte será uma espécie de bom senso geral a respeito do estilo de arte do jogo e de como o criador utilizou os gráficos ou serão considerados como originais gráficos que foram feitos do zero?

Me sinto chatão questionando tanta coisa

@Cronus, te respondendo do celular então perdoe possiveis erros:

1-Só pedimos a versão desencriptada pra fins avaliativos,  depois da divulgação das notas da primeira etapa, podem fazer o que quiser com seus trabalhos, de qualquer maneira,  formato, site e whatevers.  Inclusive pode optar por não fazer nada. xD

2-Veja bem: O que deve se adaptar ao que? O puzzle ao mapa, ou mapa ao puzzle? O que vamos avaliar aqui é exatamente a forma como o mapa é funcional aos puzzles e movimentação do dito cujo do personagem. Esse mapa é um bom local pra se explorar? Espero que tenha captado a ideia.

3-That's a good point... Eu vou discutir com meus comparsas, mas pode esperar por uma mudança aí sim, nada que afetara quem ja começou seu projeto, acho que vamos ter uma ou outra retirada de critério vindo aí.

4- Sim, o bom senso (isso existe? ) se o cara me aparecer com uma armadura medieval ultra fodona feita por ele, mas usar em um jogo com tematica futurista,  por exemplo, a menos que o sujeito nos dê uma boa explicação,  não ganhara extras, pelo contrário vai é perder pontos nas areas de ambientação.  \o

O GDL já falou tudo, mas eu gostaria de enfatizar na questão da história.

Realmente não é necessário uma história mirabolante, afinal, é um jogo de 8 mapas. Seria o mesmo que pedir para alguém falar de um novo mundo em duas páginas. Falando por mim, vou me preocupar mais em avaliar enredos simples, que se adequem a dungeon e sem exageros que tentem deixar a história mais charmosa.

Viva a lenda!

28/10/2013 às 23:19 #69 Última edição: 28/10/2013 às 23:32 por K.A.O.S
 Em outras palavras, quanto mais fiel a um Dungeon Crawl, melhor. Correto? Se for isso mesmo o meu projeto esta quase pronto... Bem, ao menos o esqueleto dele. Dai usarei o resto dos dias pra polir as ideias e implementar coisas novas.

Digo isso pois a principio me parecia que seria necessário criar algo profundo MESMO. Sabe? Assim como falado, 'criar um mundo em duas páginas'. Se este for o caso o meu projeto realmente ja ta quase pronto. Vou aproveitar esse tempo pra melhorar coisas nele.

Muito obrigado por deixarem isso claro, e valeu ao Cronus por ter feito a pergunta em primeiro lugar.  :wow:

Tem uma coisa que eu não entendi, como assim pelo menos deve conter 4 mapas exploraveis ?

Citação de: Allann Dsr! online 02/11/2013 às 22:40
Tem uma coisa que eu não entendi, como assim pelo menos deve conter 4 mapas exploraveis ?

O mais certo seria jogáveis. O heróis tem que passar pelo menos em 4 mapas, tipo, três de desafios e o último com o boss.

Viva a lenda!

Estou em um impasse devido a uma limitação que simplesmente impede que eu use o projeto que vinha planejando a algum tempo, por este motivo estou criando um novo com uma temática/roteiro que ja tinha guardado no HD a algum tempo.

Entretanto, ai veio algumas dúvidas. No primeiro post é dito que o jogo deve ser um Dungeon Crawl(e eu li tudo a respeito xD). Se eu criar um projeto onde o combate NÃO é de RPG ele ainda irá contar pro concurso? Terá puzzles e tudo mais, porem não será RPG. E ai?

Uma outra dúvida que tive foi em relação a quantidade de mapas. Um projeto que venha a utilizar os 8 mapas terá uma pontuação superior a de por exemplo 4 mapas apenas? Não digo na questão de chance de ter pontuação melhor mas sim a avaliação bruta mesmo.

Se você quiser não precisa ter nenhuma batalha durante toda a dungeon, você pode simplesmente lotá-la de desafios e puzzles. Só que precisa de algum tipo de boss no final.

Quanto aos mapas, o que será avaliado é a qualidade e não a quantidade. Um jogo com 5 mapas tem a mesma chance de ganhar que um jogo de 8 mapas.

Viva a lenda!

A dungeon pode ser uma floresta fechada ?