O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Personagens Femininas Marcantes

Iniciado por Ahiane, 07/02/2016 às 11:03


   Já passou o tempo em que as histórias só tinham princesas que precisavam ser salvas ou que estavam a procura do príncipe encantado. Hoje todos querem ver as guerreiras. E quando digo guerreira, não significa apenas uma garota empunhando uma espada (pode até ser também), mas uma garota com atitude e personalidade.

   Personagens precisam mudar o rumo da história, torná-la interessante e fazer a diferença. E isso vale para as personagens femininas também. Porém, em muitos jogos, ou a representação feminina é nula, sem protagonistas mulheres, ou então é banal, com personagens passivas. Quando mudam alguma coisa na história, servem como sacrifício para enfurecer a raiva do herói e tornar a história "mais interessante", ou servem para compor o romance do jogo. Mas a verdade é que os jogadores querem se identificar com os personagens e muitas mulheres não vão se identificar com personagens assim.

   Veja bem, você não precisa fugir dos clichês necessariamente para tornar suas personagens mais interessantes. Mas, se você for usar algum clichê, já que não conseguimos fugir de todos os clichês, recicle-os para tornar o jogo mais original.

   Como fazer isso então? É simples, só fazer diferente. Afinal, sua personagem pode ser quem ela (ou melhor, você) quiser. Mas use sua criatividade, faça heroínas que não são apenas tímidas ou extrovertidas, e se forem que surpreendam em algum momento. Aquela curandeira que era tão meiga e delicada, na hora H pode arregaçar as mangas pra fazer o que precisa ser feito e enfiar a faca nas costas do inimigo. E se sua personagem é uma princesa, ao invés dela ter sido sequestrada, porque ela não pode ter fugido de casa pois tinha um casamento arranjado? Dessa forma, histórias simples acabam se tornando muito mais interessantes apenas com a atitude dos personagens.

   Ainda está com dificuldade? Então aqui vão algumas perguntas que você pode se fazer:

   - Quem são as mulheres do meu jogo?

   - Qual o papel delas na história?

   - Se elas não existissem, fariam alguma diferença para a continuação do enredo?

   - Elas irão surpreender o jogador? Se sim, de que forma?

   Como eu disse no começo do texto, hoje em dia as pessoas querem ver as guerreiras, e podemos ver isso em várias personagens atuais. Trouxe algumas delas para servirem de exemplo e inspiração. Todas tem personalidade e atitudes marcantes e lutam como verdadeiras mulheres.

   Erza Scarlet de Fairy Tail: rompe com o esteriótipo de garota fraca e inocente. Empunhando uma espada e usando diversas armaduras, ela bota medo em todos com sua raiva, agressividade e poder.

   Furiosa de Mad Max: com seu cabelo raspado e a cara pintada ela desafia o tirano e todos os homens guerreiros da cidadela ao sequestrar suas mulheres mais lindas. Para defendê-las usa armas de fogo e dirige um imenso caminhão.

   Merida de Valente: apesar de princesa, é uma grande guerreira que luta com seu arco contra o casamento arranjado.

   Eowyn de Senhor dos Anéis: mesmo proibida de lutar, ela descumpre as ordens de seu pai e derrota um inimigo que nenhum homem foi capaz de vencer.

   Rey de Star Wars: a nova protagonista de Guerra nas Estrelas é uma garota corajosa que terá que enfrentar seus medos e insegurança para empunhar o sabre de luz e derrotar o vilão.

   Estas foram apenas algumas dicas para ajudá-los a criar personagens diferentes e mais interessantes. O objetivo deste texto não é fazer vocês saírem daqui com uma personagem pronta, mas sim com novas reflexões e ideias. Apesar de eu não ser a dona da verdade, acredito saber um pouco do assunto. Espero ter servido de apoio.  :XD:
     

Concordo com o seu texto, principalmente nos cinemas andam surgindo muitos filmes com protagonistas femininas, apesar de eu não gostar de algumas (Jogos Vorazes) e adorar outras (Star Wars)...

Resumindo, muito útil!  :ok:

Clique na imagem e conheça o meu projeto!

"Não importa se você tem magias capazes de destruir mundos ou espadas de 3 metros. Uma simples porta só poderá ser aberta com uma chave."


Quase todas as mulheres protagonistas são: Bonitas/Fofinhas e/ou gostosas. (Sendo direto.) Personalidade: "Chatona"(Extrovertida) e/ou Tímida ou sedutora.

É este clichê nós não cansamos mas algo novo é sempre bom.  :¬¬:

Bom tópico, abraços e beijos. >.<

02/03/2016 às 17:36 #3 Última edição: 02/03/2016 às 21:21 por Ven
Eu sinceramente, AMO criar personagens femininas! Principalmente porque elas tem características únicas, e eu sendo do sexo oposto acabo entendendo melhor o cérebro feminino nessas horas! Isso porque quando se vai criar um personagem, eu gosto de atribuir diversas características a eles, deixa-los marcantes! Pesquiso o máximo possível, de tudo.




EDIT:
Esqueci de comentar a minha favorita ¬¬
Minha personagem favorita é a Xion, do jogo Kingdom Hearts (Oh, jura que é de KH kk), o estilo e sua história são bem confusas, além de complicadas para se entender de primeira, mas o que mais me chama atenção nela são suas capacidades e suas emoções, onde, de acordo com a história de 358/2 Days, ela seria um Nobody ou seja, ela não deveria existir portanto não senti nada, mas de alguma maneira ela, Roxas e Axel começam a sentir emoções, ver como é perder alguém, sentir falta de alguém, se preocupar com esse alguém, seu final é realmente triste para mim.. por isso ela é a mais marcante!

Spoiler
[close]


Ainda farei parte desse trio <3!




Ótima matéria Ahi! Gostei, tomara que incentive o pessoal!  :XD:

02/03/2016 às 19:29 #4 Última edição: 03/03/2016 às 00:37 por Ellye
Eu prefiro pensar no gênero como só uma entre diversas características de um personagem, sem dar tanto peso a mais ao fato de ser personagem feminino ou masculino.

Teria que fazer uma lista enorme de personagens femininas que gosto, então vou poupar e mencionar só uma:
Toph de Avatar - The Last Airbender.

Acho que vou me inspirar na Gasai Yuno de Mirai Nikki no meu próximo jogo, essa é a personagem mais marcante que eu conheço!
Veja meu projeto em andamento (24/7/2016):


Apoio:

02/03/2016 às 21:11 #6 Última edição: 02/03/2016 às 22:10 por Alisson
Bem, minha preferida está bem óbvio:
<----
A história dela é bem profunda, mas podemos dizer que ela odeia humanos por ter sido maltratada por eles, destruiu o mundo duas vezes, na terceira o herói derrota ela, se tornando amigos e depois ela salva o mundo de outros vilões revelando que ela não gosta de humanos pois ainda tem fé neles :v É, uma personagem feminina com uma história bem awesome mesmo.

Também gosto da Toph Beifong. Praticamente minha personagem preferida em toda a série Avatar. E sendo sincero, se ela e a Katara quisessem, elas teriam dado um fim na treta que a Korra teve tanto trabalho em arrumar.
Outra que eu gosto é a Mikasa, por querer proteger seu irmão acima de tudo.
A Akame de Akame ga Kill também é uma que gosto bastante.
E a Zelda, pois ela é op quando quer ser, comparada à Peach...
Não posso esquecer da Samus Aran, que fez minha infância com Metroid.
E finalmente, a Blue e a Platinum de Pokémon Adventure. Blue é bem articulosa e inteligente, tanto é que usa seus pokémons com muita habilidade. A Platinum é rica é muito poderosa também. Conseguiu vencer os contests contra os outros ricos e viaja junto com o Diamond e o Pearl.

Regigigas do Diamond é op, pegou Dialga e Palkia pelo pescoço aehuaeh

Edit: Outra que eu estou curtindo bastante é a Neptune de Hyperdimension Neptunia. Ainda mais que ela possui um estilo bem [tech], que é o que eu gosto, claro.

Citação de: Alisson online 02/03/2016 às 21:11
[...] Também gosto da Toph Beifong. [...]
Só por ela dominar inicialmente terra, eu amei ela no episódio que a vi (terra é meu elemento favorito. Elemento pra mim é tipo horóscopo, sou de terra  :derp:)

Apesar de eu não achar esse paradigma de que o protagonismo sempre foi masculino
tão onipresente assim, eu concordo que diversificar a presença das moças e seu impacto
na história é algo que tende a acrescentar muito no gameplay. Aliás, são cada vez mais
presentes e cada vez personagens melhores. Quem esperava um membro da ordem dos
assassinos um dia ser guria? Fantástico, não?

Particularmente tenho um apreço maior por personagens femininas, das quais destaco:
Terra, de Final Fantasy VISylvanas Windrunner, de Warcraft; Agrias, de Final Fantasy
Tactics
; Nanna e Eyvel, de Fire Emblem - Thracia 776, e: Ravness Loxaerion, de Tactics
Ogre - Let Us Cling Together
.

[user]Bazanella[/user] Obrigada pelo comentário e desculpe a demora para responder :rick9: Espero ter te ajudado. :ok:

[user]Lhu![/user] É mesmo sempre muito bom ver personagens diferentes e que nos surpreendam. Obrigada pelo apoio! :XD:

[user]Ven[/user] Legal saber que você gosta de criar personagens femininos e que procura deixa-las marcantes. Eu não conhecia essa personagem que você citou porque nunca joguei KH mas pelo o que você falou ela parece ser bastante interessante! Obrigada pelo incentivo. :*-*:

[user]Ellye[/user] Também procuro pensar assim para evitar de fazer personagens já pré-definidos. E eu AMO a Toph. O primeiro vídeo do Avatar que eu fiz foi dela. Com certeza minha favorita do anime inteiro. :<3:

[user]Ikki[/user] Não conheço essa personagem também. Mas de todo modo é muito útil nos inspirarmos em personagens que nos marcaram. :XD:

[user]Alisson[/user] Não conheço sua personagem favorita! Mas ela parece ser bem incrível mesmo. Toph perfeita :<3: E eu acho a Korra um pouco sem graça, apesar de eu gostar e me identificar da sua teimosia :será:

[user]King Gerar[/user] Bem, eu sou mais o oposto, o elemento ar. :*-*: E obrigada pelo apoio. Personagens mais bem desenvolvidas e que surpreendam o jogador com certeza tornam o jogo melhor e mais interessante.
     

Sempre gostei de personagens femininas "Badass", aquelas que se podem cuidar sozinhas e metem o cacete em todo mundo. A Sarah Connor do Terminator 2 e a Furiosa do Mad Max são bons exemplos disso.

Bom tópico! Gostei bastante do texto.

[user]Star Gleen[/user] Também amo personagens assim! São sempre as minhas favoritas. :*-*: Obrigada pelo comentário! 
     

Saudações!

Muito interessante o texto! Gostei muito das sugestões colocadas!
Canal YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCYZbBHdVs1zKPJi-epNZB-w

Visitem também minha idéia de jogo (A Jornada): http://centrorpg.com/index.php?topic=14189.0

E...gostaria de ter um review do seu jogo/projeto? Veja como em: http://centrorpg.com/index.php?topic=14491.0

[user]Romeo Charlie Lima[/user] Obrigada pelo apoio! Fico feliz em ter ajudado. :XD:
     

07/07/2016 às 20:24 #13 Última edição: 07/07/2016 às 20:27 por Marie Claire
Matéria on point Ahiane, mas é sempre bom lembrar que o que faz uma personagem ser interessante é ela ser um personagem, não um objeto ou mais um caminho para o plot. Ela ser chorona, covarde ou delicada, díficilmente são os reais problemas, vejo muitas guerreiras e badass morrendo no meio da história ou tentando impressionar os outros homens.

Meu ponto é, personalidade é moldada ao personagem não a história, mas muita gente ainda dá músculos e espada a personagem feminina e continuam cometendo esse erro.

Devemos lembrar também que nem todas as garotas são guerreiras, mas certamente podem vencer guerras.

Vou aproveitar a deixa para comentar aqui hsaushauhsua
Adoro personagens femininas bem-feitas. Acho que, diferente dos homens, elas precisam ser bem-feitas.
Garotas com personalidade fraca ou mal determinada apenas tornam-as chatas. Já no caso dos homens, é como um espaço para o tipo comum. É um pouco de preconceito, mas a realidade é a realidade.
Como pode ver, uma das minhas favoritas é a Medusa-hibe-hime(hibe-hime é minha criação hsauhsaushauhsa), também tenho a Pitou-neko-chan(o neko-chan também é criação :D), no caso dos games, curto a Chloe, sou meio Fanboy de Life is Strange  :lol:
Uma das coisas que gosto da Medusa, é como ela é capaz de controlar as coisas ao seu bel prazer. Com uma simples cobra, magia inferior, ela conseguiu vencer uma guerra de três lados, sendo que um seria o dela, e os outros dois ambas potências mundiais capazes de destruir o mundo. Ela simplesmente moveu uma peça, e essa peça foi o suficiente para derrubar a pirâmide de dominós inteira, de ambos os lados. Ela controlou apenas um soldado de apenas um lado. Oh meu deus, escrevi a bíblia kkkk.
Caso queira saber do que falei acima, leia o mangá de Soul Eater, vale a pena hsaushauhsauhsauh
Enfim, personalidades são tudo, e sem dúvida, meu personagem amado, e por outros odiado, se encaixa no modelo de "personagem marcante".
Bela matéria, mesmo sendo um tanto antiga já, vale a pena comentar XD
-Abraços do Manec, até*